A

Alimento - produto que fornece ao ser vivo substâncias nutritivas.

Água - fundamental à vida e está presente em todos os alimentos.

Alimentação Equilibrada - alimentação que fornece ao organismo todos os nutrientes necessários à vida e nas quantidades adequadas.

Avitaminose - doença causada por carência ou ausência de uma certa vitamina na alimentação.

Aditivos Alimentares - são substâncias naturais ou artificiais que os fabricantes adicionam aos alimentos, com o objetivo de melhorar certas características, como a cor, o sabor ou a durabilidade. (Ex: Conservantes, Corantes, Aromatizantes, Antioxidantes).

Ânus - abertura para o exterior, através do qual são eliminados os resíduos da digestão.

Absorção Digestiva - passagem dos nutrientes resultantes da digestão para os fluidos internos do organismo, como o sangue.

Artérias - vasos sanguíneos que levam o sangue do coração para as diferentes partes do corpo.

Aurículas - cavidades superiores do coração.

Arteriosclerose - grupo de doenças causadas pelo espessamento e perda da elasticidade das artérias.

Adolescência - etapa do desenvolvimento humano que se inicia com a puberdade e faz a transição entre a infância e a vida adulta. Carateriza-se por várias mudanças ao nível físico, psicológico e social.

Acne - doença de pele que aparece geralmente nos adolescentes e é caraterizada pela inflamação das glândulas sebáceas e dos pelos, causando borbulhas.

Amido - principal substância orgânica resultante da fotossíntese.

Androceu - conjunto dos estames.  

Antibióticos - medicamento usado no combate às infeções causadas por bactérias.  

 Anticorpos - estruturas produzidas por um tipo especial de leucócito, capazes de reconhecer micróbios ou toxinas que invadem o organismo. São responsáveis pela imunidade.  

Alcoolismo - consumo exagerado de álcool provocado por uma dependência. O abuso de álcool prejudica as relações familiares e sociais do alcoólico, a sua saúde e a eficiência no trabalho. O alcoolismo é responsável pelo cancro do fígado.  

B

Beribéri - doença causada pela falta de vitamina B. Provoca atrofia muscular.

Bócio - doença da tiróide provocada pela falta de iodo.

Boca - cavidade onde se encontram os dentes e a língua e que recebe a saliva produzida pelas glândulas salivares.

Bolo Alimentar - pasta mole que resulta da transformação dos alimentos na boca, devido à ação dos dentes, da língua e da saliva.

Bexiga - órgão, em forma de saco, que se expande à medida que armazena urina.

Bactérias - microrganismos unicelulares pertencentes ao reino Monera. As suas células são mais pequenas e simples do que as células das plantas ou dos animais. Podem viver isoladas ou formar colónias. 

C

Câmara Branquial - espaço onde se encontram as brânquias. 

Capilares - vasos sanguíneos microscópicos que fazem a comunicação entre as artérias e as veias.

Circulação sanguínea - trajeto percorrido pelo sangue no organismo, ao ser impulsionado pelo coração. É composta por dois trajetos: a grande circulação e a pequena circulação.

Carateres Sexuais - são caraterísticas do corpo humano que permitem distinguir o sexo feminino do sexo masculino exteriormente.

Carateres Sexuais Primários - são caraterísticas que permitem distinguir logo à nascença o sexo feminino do sexo masculino. São os órgãos genitais.

 Carateres Sexuais Secundários - são caraterísticas que se desenvolvem principalmente na puberdade e que vão acentuar as diferenças entre os dois sexos.

Canais deferentes - são dois canais que vão desde os testículos até às vesículas seminais. 

Cordão Umbilical - cordão que liga o embrião à placenta. É constituído, essencialmente, por vasos sanguíneos. É através do cordão umbilical que o novo ser recebe nutrientes e oxigénio do sangue materno e envia dióxido de carbono e os produtos de excreção para o sangue materno. 

Cesariana - cirurgia para extração do feto por meio de corte na parede abdominal e no útero da mãe, quando o nascimento é impossível por via normal.

Cloroplasto - organelo celular que contém clorofila e onde se realiza a fotossíntese. 

Clorofila - pigmento existente nas plantas e que lhes confere a cor verde. 

Contágio - transmissão de uma doença causada por micróbios patogénicos. 

Cirrose Hepática - doença que destrói o fígado e é provocada pelo consumo crónico de álcool. Nas fases mais avançadas da doença, a solução possível é o transplante; caso contrário, a doença revela-se fatal.  

D

Diabetes - excesso de açúcar no sangue.

Digestão - conjunto de transformações que ocorrem no tubo digestivo e que decompõem os alimentos em nutrientes, de modo a que estes possam passar para o sangue para serem utilizados pelas células.

Dentes - órgãos duros que estão implantados em pequenas cavidades nos ossos dos maxilares. Exteriormente podem distinguir-se três partes: coroa (parte visível do dente, branca e brilhante), raíz (parte que não se vê, mas que fixa o dente ao maxilar) e  colo (parte que liga a coroa à raiz).

Derme - camada profunda espessa da pele, onde se encontram os nervos, os vasos sanguíneos, os folículos dos pelos, as glândulas sudoríparas e as glândulas sebáceas.

Disseminação - Transporte das sementes até ao local onde vão germinar. Pode ser feita com ajuda do vento, da água e dos animais.  

Doenças infeciosas - doenças causadas por micróbios que entram no organismo. 

Diapedese - processo através do qual alguns leucócitos são capazes de atravessar as paredes dos capilares sanguíneos e migrar para os tecidos adjacentes a eles. 

Desinfeção - método de higienização da pele e outras superfícies, capaz de eliminar maior parte dos micróbios.

    

E

Escorbuto - doença causada por falta de vitamina C. Ataca as gengivas.

Esófago - tubo de paredes musculares que liga a faringe ao estômago.

Estômago - órgão em forma de bolsa com paredes musculosas e elásticas que comunica com o esófago e com o intestino delgado. No estômago encontram-se as glândulas gástricas que produzem o suco gástrico.

Epiglote - separa a laringe da faringe e fecha a entrada da laringe quando o bolo alimentar é deglutido impedindo a sua entrada nas vias respiratórias.

Estômago Composto - estômago formado por vários compartimentos com diferentes funções na digestão.

Expiração - saída de ar dos pulmões.

Epiderme - camada fina e exterior da pele coberta por células mortas que estão permanentemente a ser substituídas e onde se situam pigmentos da cor da pele.

Excreção - eliminação de água e de substâncias que, quando em excesso, se tornam tóxicas para o organismo.

Espermatozóide - célula sexual masculina que se forma nos testículos. É formado por uma cabeça de forma oval e uma cauda, chamada flagelo, que lhe permite o movimento até ao óvulo.

Embrião - fase inicial do desenvolvimento de qualquer organismo. Nos humanos corresponde às 8 primeiras semanas intrauterinas.

Ereção - aumento do volume do pénis.

 Escroto - bolsa externa de pele que envolve e protege os testículos.

Esperma - líquido esbranquiçado e espesso formado pelos líquidos seminais (produzido pelas vesículas seminais) e prostático (produzido pela próstata), e ainda  pelos espermatozóides. 

Ejaculação - expulsão do esperma para o exterior através da uretra. 

Estoma - estruturas envolvidas nas trocas gasosas entre as plantas e o meio. São constituídas por duas células que rodeiam o ostíolo. 

Estigma - abertura do carpelo, onde se fixam os grãos de pólen.  

Estilete - tubo existente no carpelo e que liga o estigma ao ovário.

Esporângio - local onde são produzidos e armazenados os esporos.

Esporo - estrutura reprodutiva de plantas que não se reproduzem por flor. Os esporos são pequenos grãos que se formam nos esporângios e que, ao germinar, vão dar origem a uma nova planta.

Esterilização - processo que permite destruir os micróbios através de temperaturas elevadas ou de produtos químicos.

F

Fibras - nutrientes com função reguladora. Não são absorvidas pelo organismo e encontram-se nos alimentos de origem vegetal.

Faringe - Situa-se a seguir à boca e pertence simultaneamente aos sistemas digestivo e respiratório. 

Fígado - é o órgão que produz a bílis. Este líquido é armazenado numa pequena bolsa chamada vesícula biliar. O fígado pesa cerca de 1,5 kg.

Fossas Nasais - local por onde o ar entra e é filtrado do pó e das impurezas.

Fecundação - união da célula sexual masculina com a célula sexual feminina. A união destas células dá origem ao ovo. A fecundação ocorre nas trompas de Falópio.

Feto - Nome dado ao embrião depois de ter adquirido a forma humana. Corresponde à fase do desenvolvimento intrauterino dos humanos desde o início da nona semana até ao nascimento. 

Fotossíntese - função realizada pelas plantas com clorofila e que permite a transformação de matéria mineral em matéria orgânica, com ajuda da energia solar. É um processo complexo que permite às plantas fabricarem o seu próprio alimento, utilizando a luz solar.

Filete - parte fina e comprida do estame, na extremidade da qual existe a antera.  

Frutificação - processo de formação do fruto.

Fruto - estrutura que se forma após a fecundação do(s) óvulo(s) da flor e que resulta do amadurecimento do ovário ou do recetáculo da flor. Encerra as sementes e auxilia a sua dispersão.  

Fungos - organismos que pertencem ao reino Fungi. Podem ser unicelulares ou pluricelulares, fazendo parte deste grupo, respetivamente, as leveduras e os bolores.

Fagocitose - ocorre quando um glóbulo branco engloba os micróbios patogénicos que invadem o organismo.

G

Glícidos - nutrientes essencialmente energéticos (energia do movimento). Também são chamados de glúcidos e hidratos de carbono.

Glândulas - órgãos que produzem substâncias (sucos) que podem ser lançadas no sangue ou noutros órgãos, e que são necessárias ao bom funcionamento do organismo.

Glândulas Salivares - são órgãos que produzem a saliva.

Glândulas Sebáceas - produzem sebo, uma substância oleosa, branca e rica em lípidos.

 Glândulas Sudoríparas - produzem suor. Abrem diretamente na superfície da pele, através dos poros sudoríparos.

Gravidez - estado fisiológico da vida da mulher em que esta apresenta alterações de ordem física e psicológica. A gravidez na adolescência produz inevitavelmente um forte impacto nas raparigas e nos rapazes. 

Gestação - tempo que decorre entre a fecundação e o parto. 

Ginecologista - médico especialista do sistema reprodutor feminino que aconselha, esclarece dúvidas e trata de doenças relacionadas com este sistema reprodutor. 

Gineceu - conjunto dos carpelos.  

Germinação - processo de transformação da semente numa nova planta. 

Grão de pólen - estrutura que transporta as células sexuais masculinas das plantas com flor. É produzido e armazenado nas anteras.  

H

Hematose Pulmonar - troca gasosa que se dá nos alvéolos pulmonares e que permite a oxigenação do sangue. 

Hematose Branquial - troca gasosa que se dá nas brânquias e que permite a oxigenação do sangue dos peixes e de alguns invertebrados aquáticos. 

Hemácias - células do sangue em forma de disco, achatado no centro, sem núcleo. 

Higiene - conjunto de ações que contribuem para o bem-estar e diminuição de doenças infeciosas e transmissíveis.

Hepatite - doença resultante da disfunção do fígado por ação de um vírus.  

I

Intestino Delgado - órgão em forma de tubo, situado na continuação do estômago, com cerca de 7 metros de comprimento. Na sua parede interna situam-se as glândulas intestinais e inúmeras saliências denominadas vilosidades intestinais. 

Intestino Grosso - órgão em forma de tubo, que mede cerca de 1,5 metros de comprimento e  constitui a parte final do tubo digestivo.

Inspiração - Entrada do ar nos pulmões.

Imunidade - capacidade do organismo para reconhecer e combater micróbios e toxinas que lhe são estranhas.  

J

K

L

Lípidos - nutrientes energéticos (energia calorífica).

Laringe - faz a ligação entre a faringe e a traqueia. É o local onde estão localizadas as cordas vocais.

Leucócitos - células do sangue com núcleo de forma variada e maiores do que os glóbulos vermelhos. 

M

Minerais - nutrientes com função plástica e reguladora/protetora. Encontram-se principalmente nos legumes, na fruta, na carne e no peixe.

Movimentos Peristálticos - movimentos involuntários de contração muscular rítmica que empurram os alimentos ao longo do tubo digestivo, para que ocorra a respetiva transformação e absorção dos nutrientes.

Moela - segundo compartimento do estômago composto das aves granívoras. É uma cavidade musculada que tritura os alimentos provenientes do proventrículo.

Menarca - primeira menstruação da rapariga.

Menstruação - eliminação periódica mensal, acompanhada de hemorragia, do revestimento do útero, quando não houve fecundação. Ocorre nas raparigas a partir da puberdade, de 28 em 28 dias aproximadamente.

Mórula - fase inicial do desenvolvimento do embrião, em que este é formado por um conjunto de células semelhante a uma amora.

Microbiologia - ramo da Biologia que estuda os micróbios.

Micróbios - seres vivos de tamanho tão pequeno que só são visíveis com ajuda do microscópio. Normalmente são seres unicelulares (constituídos por uma única célula), embora existam alguns pluricelulares (constituídos por pequenos grupos de células). Os micróbios podem ser vírus, bactérias, protozoários e fungos. 

 Micróbios patogénicos - micróbio que provoca doenças.

Mucosa - revestimento das cavidades húmidas do corpo onde é produzido muco.  

N

Nutrientes - substâncias constituintes dos alimentos.São indispensáveis à manutenção da vida.

Nidação - Consiste na fixação do embrião nas paredes espessas e esponjosas do útero.

Nicotina - substância química que faz parte da constituição do tabaco.  

O

Obesidade - acumulação excessiva de gordura corporal, que resulta do desequilíbrio energético.

Opérculo - tampa óssea que cobre as brânquias. 

Ovários - órgãos pequenos que têm como funções principais produzir, amadurecer e libertar periodicamente os óvulos e segregar hormonas sexuais femininas. 

Óvulo - célula sexual feminina que se forma nos ovários. É uma célula muito maior que o espermatozóide. 

Ovo - célula resultante da fecundação. 

Ovulação - libertação de óvulos maduros pelos ovários.

OMS - Organização Mundial de Saúde - instituição da ONU (Organização das Nações Unidas) que determina as ações a implementar mundialmente ao nível da saúde.  

P

Proteínas - nutrientes com função plástica, são os materiais de construção do organismo. São abundantes na carne, no peixe e no leite.

Pâncreas - órgão que produz o suco pancreático.                                                                                                  Papo - dilatação no esófago das aves granívoras, onde o alimento é armazenado e amolecido.                Proventrículo primeiro compartimento do estômago das aves granívoras, onde os alimentos sofrem digestão química por ação de sucos digestivos.

Pulmões - principais órgãos do sistema respiratório e os mais volumosos do organismo. Estão situados na cavidade torácica, envolvidos por uma membrana. 

Plasma - parte líquido do sangue que ocupa mais de metade do seu volume.

Plaquetas sanguíneas - são fragmentos de células sem núcleo. 

Puberdade - marca a fase inicial da adolescência e carateriza-se por um conjunto de grandes mudanças físicas e emocionais. 

Pénis - é o órgão sexual externo masculino que expulsa, através da uretra, para o exterior a urina e o esperma.

 Próstata -  glândula que produz o líquido prostático, necessário à sobrevivência dos espermatozóides.

Placenta - órgão que permite a troca de substâncias entre a mãe e o filho. A sua função é alimentar e proteger o novo ser.

Prematuro - que nasce antes do tempo normal. 

Polinização - transporte do grão de pólen desde a antera até ao estigma de uma flor. A polinização pode ser direta (quando os grãos de pólen de uma flor caem sobre o seu próprio estigma) ou cruzada (quando os grãos de pólen de uma flor chegam ao estigma de flores de outra planta).

Protalo - estrutura do feto, que resulta da germinação do esporo.

  Protonema - estrutura do musgo, que resulta da germinação do esporo. 

Protozoários - microrganismos unicelulares, que pertencem ao reino protista. Em geral, vivem em ambientes aquáticos, mas alguns podem ser parasitas de animais e de plantas. 

Poluição - libertação de substâncias no meio ambiente que, a partir de certos níveis, prejudicam os seres vivos e o meio.

Poluição sonora - forma de poluição associada à emissão excessiva de sons; ruídos capazes de provocar danos físicos ou psicológicos.  

Q

Quimo - líquido espesso esbranquiçado que resulta da transformação do bolo alimentar no estômago.

 Quilo - líquido branco leitoso que resulta da transformação do quimo no intestino delgado e no qual os nutrientes estão prontos a ser utilizados pelas células.

R

 Ruminante mamíferos herbívoros que possuem quatro compartimentos no estômago (Pança, Barrete, Folhoso e Coalheira). Estes animais depois de ingerirem rapidamente o alimento, eles tornam a regurgitar o alimento para a boca, onde é mastigado e depois deglutido.

Respiração Celular - conjunto de reações que ocorrem na célula, permitindo a libertação de energia contida nos nutrientes energéticos.

Rins - são órgãos onde o sangue e filtrado e onde se forma a urina.

Reprodução - é um processo que permite aos seres vivos originarem descendentes dando assim, continuidade à espécie. 

Resina - substância extraída de certas árvores como o pinheiro, utilizada no fabrico de vernizes, colas e tintas. 

S

Sucos Digestivos - substâncias produzidas pelas glândulas digestivas (glândulas anexas) que alteram quimicamente os alimentos.

Sangue - líquido vermelho e viscoso constituído por uma parte líquida, o plasma, e pelas células sanguíneas.

Sangue arterial - sangue rico em oxigénio e de cor vermelho-viva.

Sangue venoso - sangue rico em dióxido de carbono e de cor vermelho-escura.

Sedentarismo - hábitos devida caracterizados por pouca atividade física.

Suor - excreção formada por resíduos dissolvidos na água, que são retirados do sangue pelas glândulas sudoríparas da pele e eliminadas para o exterior.

Saco amniótico ou Âmnio - bolsa cheia de líquido amniótico, que protege o embrião contra choques e desidratação. 

Seiva Bruta - água com sais minerais dissolvidos, que circula na planta, em vasos condutores próprios, no sentido ascendente. 

Seiva elaborada - água com matéria orgânica produzida pela planta durante a fotossíntese.

Semente - estrutura resultante da fecundação do óvulo de uma planta. É constituída pelo embrião e substâncias de reserva.  

Sistema Imunitário - conjunto de órgãos e células responsáveis pela defesa do organismo.

Seropositivo - indivíduo portador de vírus VIH que não manifesta a doença. Contudo, pode transmitir o vírus por contágio. 

SIDA - Síndrome da imunodeficiência humana adquirida. Doença causada por um vírus que diminui a capacidade imunitária do organismo, porque leva à diminuição da produção de anticorpos.  

Substâncias Ilícitas - drogas cuja produção e comercialização são proibidas por lei.

Sonómetro - instrumento utilizado na medição dos sons.  

T

Tubo digestivo - conjunto de órgãos ao longo dos quais os alimentos vão passando e sendo transformados em os em substâncias mais simples.

Traqueia - tubo formado pro anéis incompletos, que se bifurca em dois brônquios que se vão ramificando em tubos cada vez mais finos, os bronquíolos, que terminam em alvéolos pulmonares.

Testículos - órgãos onde são produzidos os espermatozóides. 

Trompa de Falópio - são dois canais que unem o útero aos ovários. Têm como função receber, todos os meses, o óvulo produzido num dos ovários e levá-lo até ao útero.

Transpiração - troca gasosa entre a planta e o meio, através da qual a planta liberta vapor de água. 

Tubo polínico - estrutura do grão de pólen desenvolvido no estigma, na extremidade da qual contém células reprodutoras masculinas, e que prossegue pelo estilete até atingir o óvulo.  

Toxinas - substâncias químicas que, quando acumuladas no organismo, se tornam tóxicas e causam o mau funcionamento dos sistemas.

Tabagismo - consumo exagerado de tabaco provocado por uma dependência. O cancro do pulmão é a principal consequência do consumo de tabaco.

U

Urina - líquido amarelado produzido no rim e constituído essencialmente por água, onde estão dissolvidas substâncias nocivas, retiradas do sangue. 

Uretra - tubo que transporta a urina desde a bexiga até ao exterior.

Ureteres - são tubos que conduzem a urina dos rins para a bexiga. 

Útero - órgão muscular oco, muito elástico, com muitos vasos sanguíneos. Tem como função recolher o óvulo trazido pela trompa de Falópio. 

V

Vilosidades Intestinais - pequenas protuberâncias que revestem as pregas intestinais e que aumentam a superfície de contacto entre a parede do intestino e o quilo.                                                                                            Vitaminas - nutrientes com função reguladora/protetora. São necessários em quantidades muito pequenas e  ajudam o organismo na utilização de outros nutrientes e protegem o organismo de certas doenças. 

Vias respiratórias - conjunto de órgãos pelas quais passa o ar vindo do exterior até chegar aos pulmões.

Veias - vasos sanguíneos que levam o sangue dos tecidos para o coração.

Ventrículo - cavidades inferiores do coração, cujas contrações enviam o sangue para as artérias. 

Vesículas Seminais - glândulas responsáveis pela produção do líquido seminal, necessário para alimentar e facilitar o movimento dos espermatozóides. 

Vagina - órgão musculoso e elástico que liga o útero ao exterior do corpo.

Vasos Condutores - conjunto de canais que existem no interior dos diferentes órgãos das plantas e que conduzem as seivas.

Vírus - visíveis apenas ao microscópio eletrónico, pois são os microrganismos mais pequenos que existem. Não são verdadeiros seres vivos, pois não possuem células. Para se reproduzirem, têm de invadir uma célula viva. 

Vacinas - preparados constituídos por micróbios patogénicos mortos ou atenuados, ou pelas toxinas por eles produzidas, que vão obrigar o organismo a produzir anticorpos e a adquirir imunidade.

W

X

Y

Z

 

 

This free website was made using Yola.

No HTML skills required. Build your website in minutes.

Go to www.yola.com and sign up today!

Make a free website with Yola